quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Caldo de Mocotó

Um prato que todos deveriam comer ao menos uma vez na semana. O mocotó é um alimento extremamente nutritivo, contém uma quantidade muito grande de aminoácidos, muito colágeno, cálcio e vitaminas do complexo B. Para quem quer fortalecer os ossos, melhorar a pele e aumentar a disposição, este é O Prato.

Ingredientes:
- 1kg de mocotó fatiado;
- Água q.b.
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho amassado
- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
- Salsinha picada
- Cebolinha picada
- Azeitonas pretas picadas (opcional)
- Tomates cereja picados (opcional)
- Açafrão q.b.
- Sal q.b.
- Banha de porco ou manteiga clarificada;

Passo 1: Coloque as fatias do mocotó numa panela de pressão e coloque água até cobrir. Tampe a panela. Quando pegar pressão, marque 40min num relógio ou timer.



Passo 2: Pique todos os ingredientes: a cebola, a salsinha, a cebolinha, a pimenta, as azeitonas e os tomates.

Passo 3: Ao terminar o tempo de 40min, retire a pressão da panela. Abra a panela e retire cuidadosamente os mocotós dela, colocando em uma tábua de cozinha.

Passo 4: Com o auxílio de um garfo e faca afiada, retire toda a carne ao redor do mocotó.

Passo 5: Bata a carne do mocotó e o caldo que ficou na panela em um liquidificador até ficar uma mistura homogênea.

Passo 6: Coe esse caldo por uma peneira, devolvendo-o para a panela.

Passo 7: Coloque o sal ao seu gosto. Adicione o açafrão para deixar o caldo com uma cor levemente amarelada.

Passo 8: Numa frigideira a parte, refogue a cebola picada, o alho e a pimenta picada na banha ou manteiga até amolecerem.

Passo 9: Adicione o refogado da cebola com a pimenta, as azeitonas e os tomates picados.

Passo 10: Adicione a salsinha e a cebolinha picadas, misture rapidamente e desligue o fogo.


Sirva com azeite de oliva, páprica e ervas aromáticas.


Bom apetite!!

10 comentários:

  1. Bem diferente do que eu costumo fazer. Mas parece que fica bem gostoso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem várias formas de fazer, mas eu particularmente gosto desta! E sim, fica bem gostoso =)

      Excluir
    2. Vou fazer hj para experimentar!!

      Excluir
  2. Estou querendo começar segunda esse desafio, já venho há um bom tempo lendo sobre o assunto lchf e paleo. Antes minha preocupação era somente perda de peso, mas agora vejo que preciso melhorar minha saúde. Parabéns pelo blog, excelente. Gostaria de saber se nesse desafio água com gás é permitido se vc sabe? pq adoro, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana! Eu não sei te dizer se é permitido, mesmo porque eu sequer tenho hábito de consumir água com gás. Na dúvida, olhe o rótulo na parte da composição da água com gás, veja se tem açúcar e veja se tem sulfitos. Desculpe minha ignorância a respeito, mas eu realmente não sei te dizer. Nunca li nada sobre ser proibido tomar água com gás e tbm nunca li sobre ser permitido, a regra fala sobre comer "comida de verdade", mas te aconselho a dar uma pesquisada e olhar o rótulo mesmo. Abraço!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Não. É considerada LC se vc não adicionar o feijão ou legumes contra-indicados na dieta.

      Excluir
  4. Comprei e veio com umas partes pretas achei que o pe esta com alguns problema de machucado estou certa?

    ResponderExcluir