sábado, 14 de dezembro de 2013

Minha História com a Dieta Paleo

Meu nome é Nayara, tenho 27 anos (completarei 28 em março de 2014), moro em São Paulo - SP desde 2006 mas nasci e fui criada no interior. Trabalho com roupas sob medida, tenho meu atelier, estudo moda e sou completamente apaixonada pelo que faço.

Esta sou eu, foto da webcam!

Ou na clássica foto do celular no espelho,
que não podia faltar rsrs.

Antes de mais nada, vou contar um pouco da minha história: desde bebezinha, eu estava condenada a ser escrava de remédios corticoides pro resto da minha vida, motivo: bronquite crônica e rinite crônica. Conforme cresci, ainda dependente destes remédios, os problemas nunca desapareceram, mas foram aumentando. Comecei a ter crises de enxaqueca aos 5 anos de idade, dores fortes nas articulações das pernas, minha família me levou em inúmeros médicos, fizeram dezenas de exames, exame de oculares (pois pensavam que minhas dores de cabeça poderiam ser problemas de visão, mas nunca tive problemas de visão), ressonância magnética que também mostrou nenhuma irregularidade, exames de sangue, fezes e urina que nada de anormal mostravam. Logo os médicos concluíram que minhas dores de cabeça deviam ser por conta de "stress emocional" (oi??), e as dores nas pernas decorrentes da fase do crescimento. Engraçado que tive essas dores até meus vinte e poucos anos e eu não continuava a crescer...
Aos meus 11 anos de idade, juntando a isso tudo, tive problemas de espinhas. Dos 11 aos 14 anos, meu rosto ficou coberto de espinhas, e nenhum dermatologista com suas receitas de ácidos, peelings, etc conseguiu resolver meu problema, as espinhas começaram a diminuir a partir dos 15 anos, mas até bem recentemente eu ainda era perseguida por elas.
Resumindo a história até então: eu era uma criança doente, com problemas respiratórios, crises de enxaqueca, dores nas articulações, prisão de ventre, cheia de espinhas no rosto, corpo inchado e sentia muita inveja das crianças saudáveis, bonitas, com a pele lisa e que não dependiam de remédios.

Conforme fui ficando mais velha e chegando à fase adulta, as coisas foram piorando. Comecei a ter crises de bronquite tão fortes que sequer os corticoides estavam resolvendo, tive que parar inúmeras vezes no hospital pra ser atendida por falta de ar. Sentia dores de cabeça ao menos 3x por semana, sendo forçada a andar sempre com uma cartela de remédios na bolsa pra onde quer que fosse, sentia muito cansaço, indisposição, sentia muito frio. Eu me alimentava seguindo exatamente o que diziam ser saudável: comia pão integral com queijo branco e peito de peru, frutas, comia arroz integral, feijão e carnes magras grelhadas, evitava gorduras, comia granola, cereais, leite com ovomaltine, e vivia doente, passando mal, sem energia nenhuma. Por um tempo tentei inclusive ser vegetariana na esperança de que resolvesse meus problemas, aboli as carnes e reduzi os ovos e laticínios, me entupia de comidas integrais, legumes, verduras, frutas, grãos e para minha surpresa, minha situação ficou ainda pior, especialmente quando fui parar 2 vezes em um hospital porque tive crise de pânico - sim, crise de pânico, mais um novo problema pra atrapalhar minha vida. A partir daí eu achei melhor voltar a comer carne, então nunca mais tive nenhuma crise de pânico, ufa!

Mas quanto aos outros problemas... eles continuavam na minha vida, até que um amigo meu veio me falar de uma tal de "Dieta Paleolítica". Ele me explicou que se baseava na alimentação que nossos ancestrais, do período paleolítico tinham, que era baseada em: carnes, ovos, peixes, gorduras saturadas, hortaliças, castanhas e nozes, laticínios fermentados, um pouco de frutas e um pouco de mel eventualmente. E que esta dieta excluia: produtos industrializados (obviamente), cereais (arroz, trigo, aveia, centeio, cevada, etc), grãos (milho, feijão, soja, amendoim, lentilha, grão de bico, etc), açúcares (refinado, cristal, demerara, mascavo, frutose, etc), qualquer alimento que tenha glúten e/ou lecitina e óleos de sementes (soja, milho, canola, girassol). Sabe, pra quem já estava sem saída, não custava tentar, e eu tentei pra valer, seguindo a risca todas estas recomendações.

A partir daí comecei a ver um milagre acontecer na minha vida. Já no começo as dores de cabeça começaram a se esparsar, até que então elas sumiram; meu pulmão parou de chiar e parei de sentir vontade de tossir o tempo todo, e em menos de 2 meses pude me livrar dos remédios; as espinhas desapareceram e comecei a ver uma melhora significativa no aspecto da minha pele; as dores nas articulações também desapareceram; comecei a me sentir mais forte, com mais energia e disposição; meu corpo, sempre muito friorento, começou a ficar mais quente; as crises esporádicas de depressão também desapareceram, meus cabelos começaram a crescer mais rápido e mais fortes; e de quebra, ainda perdi 9kg.

Não sou médica e não estou afirmando que esta será a melhor solução pra sua vida e para seus problemas, mas caso você ou alguém que conhece passa por situações como as que eu passei, dê uma chance de tentar a Dieta Paleolítica e veja como ela é capaz de recuperar a saúde de quem está precisando. E mesmo que você não tenha problemas sérios de saúde como meu caso mas ainda assim gostaria de começar esta dieta, te digo que sua saúde só tem a ganhar.

Espero que gostem do blog. Nele eu colocarei minhas receitas Paleo com fotos e passo a passo pra você poder comer pratos nutritivos, coloridos e deliciosos. Afinal, quem disse que é preciso sofrer pra seguir esta dieta? A dieta paleolítica é uma dieta perfeita pra ser chamada de "minha".

Um grande abraço a todos! =)

6 comentários:

  1. Oi Nayara...
    Amei o blog, vou te seguir...
    Aparece lá no meu cantinho também, eu comecei a Paleo faz pouco tempo e estou começando a publicar as receitas...
    bycarolinarosa.blogspot.com.br
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, vou te seguir tbm, é sempre muito bom conhecer mais pessoas que estejam na mesma vibe, seguindo o mesmo estilo de vida. Seja bem vinda, querida ^^

      Excluir
  2. Parabéns!!
    Excelente Blog.
    Comecei a fazer a Paleo a 1 mês e estou gostando muito.
    Seguirei seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi Naiara,

    conheço a Paleo a um tempo, mas nunca fui suficientemente dedicada da faze-la. Fiquei muito feliz ao ler o seu relato, que mudança! Tb sinto dores de cabeça diárias e articulações, porém achei que pudesse ser o peso que esta um pouco acima e o stress. Seu relato me incentivou a me dedicar a dieta e tentar faze-la corretamente! Parabéns!

    ResponderExcluir